@umoceanodehistorias

Você faria algo horrível se soubesse que é para o bem? O sofrimento de poucas pessoas vale quando a intenção é proporcionar um futuro melhor?

Li, parei, pensei, refleti. Reli outras partes, roí as unhas. Tentei empurrar meu coração de volta para o lugar dele, que com certeza não é na boca. Pensei de novo.

Me senti assim praticamente durante toda a leitura de O Sorriso da Hiena. Além da ansiedade que a trama tem a capacidade de provocar no leitor, vem de brinde também essas reflexões sobre a maldade no ser humano. Seria ela algo natural? Intrínseco? Ou algo completamente influenciável pelo mundo externo?

Há vinte e quatro anos, David, uma criança apenas de 8 anos assistiu, amarrado a uma cadeira, o assassinato de seus pais. A mãe, um tiro na cabeça. O pai, afogado com o próprio sangue ao ter sua língua arrancada.

Já adulto, David pretende repetir com mais crianças a experiência vivida por ele. O motivo? Saber se foi o trauma que fez dele um assassino ou se ele já havia nascido assim, mau por natureza.

Para isso, David vai oferecer espaço para o psicólogo William acompanhar essas crianças durante todo o desenvolvimento delas e, assim, compreender uma importante parte da psicologia humana.

Como qualquer outro, o psicólogo vai pestanejar, se torturar mentalmente e virar sua vida de ponta cabeça. Afinal, valeria a pena? Até onde ele seria capaz de permitir tamanha crueldade em prol de um estudo?

"- Teria a coragem de fazer o que é preciso ser feito ou teria medo de colocar suas próprias ideias à prova e descobrir que pode estar errado?"

Sinceramente, não tenho palavras para esse livro. Estrutura impecável, trama bem montada, personagens complexos, questionamentos essenciais. Passei por todas as páginas com as mãos suadas e com uma fome daquelas de querer engolir o livro de uma vez por todas. E depois que terminei? Simples: ressaca. Estou de ressaca, nenhuma leitura consegue me agradar mais.

⚠️ Façam o possível e o impossível para ler este livro. LEIAM PELO AMOR DE DEUS! (Logo menos será lançado pela Verus então APROVEITEM!) ⚠️

Avaliação: 5/5 ⭐️

Gustavo Ávila