@rhadijapraia

Thriller incrível!
-
"O sorriso da Hiena” é estreia independente do autor nacional Gustavo Ávila, e já tem espaço reservado na estante de livros sensacionais da minha memória.

Eis aqui, um enredo policial que engloba temas indispensáveis, questões sobre moral e ética, e que nos coloca para refletir sobre todos eles através de um olhar que engloba todos os pontos de vistas.

Logo no início somos apresentados a um garoto de 8 anos de idade que presencia o barbárie assassinato dos pais. Depois, através de um salto de 24 anos, voltamos a presenciar novamente assassinatos em séries igualitários aos do passado, executado por um homem mascarado, e que logo é revelado como o próprio garoto de 24 anos atrás, David.

Também somos apresentados a outros personagens: William, um respeitável psicólogo infantil, criador de um estudo que fala sobre traumas infantis, e a Artur, um investigador hilariante.

David propõe a William, algo que irá colocá-lo em um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má, devido seu trauma, David repete com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. E é aí que a coisa fica visceral!

Através desse clima cruel, começamos a refletir sobre questões, como: até onde o ser humano é capaz de ir? Será que nascemos ruins ou nos tornamos? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem? O que acham?

Quando terminei esse livro fiquei pensando muito sobre o fato de a maldade ser intrínseca, mas analisando, nem todo mundo sabe lhe dar com traumas. O ser humano é um ser dotado de ações inexplicáveis. E aqui, diante de tudo, fica uma pergunta: como se faz para viver uma vida cheia de nada? Seja escravo da sua dor.

Tenho certeza que essa narrativa ainda me acompanhará muito. Para uma amante de “True Detective” e “O segredo de seus olhos”, seria impossível não me tornar fã dessa história. Esperando desde já novas publicações do autor. E quanto a vocês, descubram também o resultado desse enredo. É fantástico!

Gustavo Ávila